Constelações Organizacionais

As rápidas mudanças que vem ocorrendo no mundo e na sociedade atual obrigam a uma profunda transformação de instituições e empresas.
Agora mais do que nunca precisamos entender para atender às demandas no mundo empresarial e ir resolvendo os novos e mais complexos problemas que se apresentam.
A visão sistêmica e as constelações organizacionais são ferramentas poderosas e inovadoras neste novo cenário.
As Organizações podem ser analisadas sob uma perspectiva sistêmica quando estiverem passando por novas situações como, fusões, aquisições, lançamento de novos produtos, turn over, baixa produtividade, inadimplência com clientes ou toda e qualquer situação problema que afete substancialmente a Empresa.
Aplica-se, portanto, a pessoas, equipes, departamentos em Empresas Privadas e Públicas, como um todo, sendo que especialmente nas empresas familiares temos um dos campos promissores para o uso desta abordagem, na medida em que nelas muitas vezes se confundem os âmbitos da família com o da empresa.

Como funciona?

As “constelações” consistem originalmente num grupo de pessoas, onde a Empresa-cliente traz a questão a ser resolvida.
Após uma curta delimitação e foco na questão e nos resultados a serem alcançados, são definidos representantes para as diversas pessoas e elementos, tais como profissionais, departamentos, clientes, sócios, etc. envolvidos na situação.
Os representantes se posicionam, num espaço pré-definido, realizando ou não movimentos de forma a se posicionarem como se sentirem no melhor lugar ou no “lugar Certo”.
Após o estabelecimento do posicionamento dos representantes a Empresa-Cliente passa a ver o problema ou a questão de um novo ângulo e perceber quais as melhores soluções a serem tomadas.
Cabe destacar que o sigilo e a confidencialidade serão respeitados para que o cliente possa se sentir seguro e confiante para tomar decisões assertivamente.